O nosso grande desafio enquanto profissionais de saúde é promover o bem-estar dos recém-nascidos prematuros e família, minimizando o seu sofrimento e angústia através de acções de humanização que ajudem a promover a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde.

A prematuridade caracteriza a maioria dos recém-nascidos de alto risco que necessitam da prestação de cuidados especializados nas UCIN’s. O internamento prolongado e a separação física precoce desperta nos pais sentimentos de angústia, preocupação, culpa, impotência, medo, fracasso e incapacidade de cuidarem do seu filho. Por outro lado as UCIN’s são ainda caracterizadas por um ambiente hostil, stressante e impessoal que pode influenciar negativamente o estabelecimento do vínculo entre pais e filhos. Sem desmerecer a importância da dimensão técnica no processo de cuidar procuramos desenvolver competências que valorizem a dimensão relacional do cuidar, explorando o lado mais afetivo e solidário, centrando o nosso cuidar na família.

Neste sentido, a Associação dos Bissaynhos Nascidos Antes do Tempo pretende:
  • Proporcionar um ambiente acolhedor no serviço e em cada unidade, com uma decoração apropriada;
  • Desenvolver actividades comemorativas dos “dias especiais” para os recém-nascidos internados e família (ex. 1º mês, dia da mãe/pai, dia da criança, dia do prematuro, etc.);
  • Promover o contacto com os recém-nascidos após 1 ano de vida, através do envio do Postal do 1º aniversário;
  • Organizar um Encontro Anual de Ex-prematuros da UCIN da MBB.